sábado, 31 de agosto de 2013

PÉROLAS DIÁRIAS.


"E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro." 1 João 3.3.
A esperança em Jesus, a busca da Sua presença, exige uma purificação interior cada vez mais profunda. Quando nos aproximamos cada vez mais do Senhor, somos levados a uma purificação cada vez mais profunda através da própria natureza de Deus. O que isso significa na prática? Significa que, quanto mais nos aproximamos de Jesus no tempo, mais devemos nos tornar semelhantes a Ele em nosso íntimo. Mas como isso acontece? Isso é resultado de nossa progressiva santificação, que, passo a passo, nos conduz a sermos mais parecidos com Ele: "...seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é." Uma pergunta séria: você está se aproximando interiormente do Senhor assim como você se aproxima dEle exteriormente no tempo? Seu coração se torna cada vez mais ardente, mais meigo e sempre mais semelhante a Jesus? Em que consiste a expressão concreta dessa santificação progressiva? No fato de que as características de Jesus transparecem mais em nossa vida! Quanto mais claramente reconhecemos o alvo, e quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais somos capacitados a confiar única e exclusivamente nEle. Essa orientação em direção à Sua Pessoa nos dá uma confiança cada vez mais forte e nossa esperança se torna viva. Esperança é uma expressão da fé.

31 DE AGOSTO NA HISTÓRIA.

1951
Eva Perón anuncia sua decisão de não aceitar a indicação do partido peronista para compor uma chapa como vice-presidente nas próximas eleições.
1956
O Brasil suspende a exportação para os EUA de minerais usados na geração de energia nuclear.
1956
O presidente Eisenhower anuncia a explosão de mais uma bomba atômica soviética, depois confirmada pela URSS.
1957
A Malásia proclama formalmente sua independência.
1969
Uma junta composta pelos ministros do Exército, da Marinha da Aeronáutica assume a presidência da república, no impedimento do presidente Costa e Silva.
1986
O navio Almirante Nakhimov afunda no mar Negro depois de colidir com o cargueiro Piotr Vesev e causa 398 mortes.
1986
Setenta pessoas morreram em consequência do choque de dois aviões no ar perto de Los Angeles.
1987
A Nuclebrás anuncia a exportação para a Argentina de cinco toneladas de urânio enriquecido em até 0,85%.
1991
O Usbequistão e o Quirguistão proclamam sua independência.
1992
Empresários e trabalhadores se unem contra o presidente Collor e pedem seu impeachment.
1997
Corpo da princesa Diana chega a Londres para o velório.
2003
A escritora Ana Maria Machado assume a cadeira número 1 da ABL.

Temer e Barbosa .



Jantar descontraído
Michel Temer recebeu Joaquim Barbosa ontem à noite no Palácio Jaburu. À mesa, nada sobre o futuro próximo de José Dirceu, Delúbio Soares & Cia. A conversa girou, durante boa parte do tempo, em torno do biografia de Getúlio Vargas, escrita por Lira Neto, também presente à pajelança.
Por Lauro Jardim

Número de divórcios cresce 45% em um ano no Brasil, aponta IBGE

O número de divórcios no Brasil cresceu 45,6% entre 2010 e 2011, apontam dados do IBGE divulgados nesta segunda-feira.
Foram 351,1 mil processos judiciais concedidos ou escrituras públicas de divórcios em 2011, ano em que passou a vigorar a emenda constitucional 66, a qual suprimiu prazos e desburocratizou o divórcio no Brasil.
                    
A taxa de divórcios ficou em 2,6 para cada mil habitantes de 15 anos ou mais.
Em 2011, a idade média ao divorciar foi de 42 anos para os homens, contra 43 anos em 2006. Para as mulheres, a média de idade é de 39, um ano a menos que em 2006.
Houve também uma queda de três anos no tempo médio transcorrido entre a data do casamento e a da sentença de divórcio, caindo de 18 anos em 2006 para 15 em 2011.
Considerando os divórcios judiciais concedidos e sem recursos e as escrituras de divórcios realizadas em tabelionatos, as dissoluções ocorridas em 2011 tiveram proporção mais elevada dentre os casamentos que tinham entre 5 e 9 anos de duração (20,8%), seguido dos que tinham entre 1 e 4 anos (19%).
As Estatísticas do Registro Civil 2011 do IBGE revelam também o crescimento de 5,4% da guarda compartilhada dos filhos menores entre os cônjuges (mais do dobro do índice verificado dez anos antes), embora ainda persista a hegemonia da responsabilidade feminina (87,6%).
Em 2011, foram registrados 1.026.736 casamentos, 5,0% a mais que no ano anterior.

Nascimentos.

A pesquisa mostra também mudanças no comportamento reprodutivo das mulheres.

Cresceu a porcentagem de mães que tinham entre 30 e 34 anos (de 14,7% em 2001 a 17,6% em 2011) e entre 25 a 29 anos (de 23,3% a 25,2%). Ao mesmo tempo, caiu o percentual de mães entre 20 e 24 anos, de 30,7% para 27,5%.
BBC - Brasil.

Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo.

Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo  

Durante séculos catedrais, igrejas e templos cristãos foram um referencial na engenharia. O estilo gótico que predominou na Idade Média se mantém como um símbolo de uma era.  Porém, os projetos de arquitetura e design de igrejas modernas podem surpreender quem espera ver sempre a manutenção dessa tradição secular.
A lista a seguir foi elaborada pelo site Christian Universities que mostra prédios curiosos, que desafiam os limites do que normalmente se espera ver em uma igreja. Não estão em ordem de importância nem de “estranheza”, apenas são apresentadas em formato de lista.
Igreja de Harajuku – Tóquio, Japão.
harajuku church – tokyo japan Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Construída originalmente em 1904, teve de ser reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Cerca de meio século mais tarde, descobriu-se que a estrutura era vulnerável a terremotos. A congregação decidiu que era hora de fazer algo novo. O prédio antigo foi demolido e em seu lugar surgiu em 2006 um templo com uma impressionante fachada, que apresenta curvas ousadas que privilegiam a luz natural durante o dia. O pastor Tsuchihashi, que lidera a igreja hoje explica que a igreja oferece um lugar “para as pessoas a ficarem perto de Deus em um ambiente amplo e bonito.”
Igreja Paroquial – Rivas-Vaciamadrid, Espanha.
parish church of santa monica – rivas vaciamadrid spain Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Concluída em 2009, a Igreja Paroquial de Rivas-Vaciamadrid fica num município a cerca de 12 quilômetros da capital espanhola. O edifício inclui duas áreas de habitação para os sacerdotes e espaços para os escritórios da igreja e salas de educação religiosa.

O design abstrato lembra uma mão fechada com um dedo apontando para o céu. De acordo com os arquitetos, eles queriam “procurar maneiras em que unem a terra e o céu, o ápice do sagrado.” As claraboias servem para iluminar o interior em um jogo de luzes. No interior do edifício há obras de escultores contemporâneos e artistas feitas especialmente para adornar o local de culto.
Catedral Metropolitana de Brasília – Brasília, Brasil.
metropolitan cathedral of brasilia – brasilia brazil Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
A Catedral Metropolitana de Brasília se assemelha a uma coroa gigante. Criação do influente arquiteto Oscar Niemeyer, o edifício tem 16 colunas em forma de “bumerangue”, que são repletas de janelas que enchem o interior com luz colorida.
A construção foi concluída em 1960. Estima-se que receba a visita de um milhão de pessoas a cada ano.
Igreja Christus, Hoffnung der Welt – Viena, Áustria.
donau city church – vienna austria Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
O nome oficial é Christus, Hoffnung der Welt [Cristo, esperança do mundo], mas também é conhecida como Igreja de Donau City, por estar no distrito de Viena com o mesmo nome.
Concluída no ano 2000, seu exterior é constituído por chapas de aço inoxidável que mudam de cor, dependendo da intensidade da luz. A superfície escura é perfurada com janelas redondas semelhantes e texturizadas com parafusos de aço inoxidável. Seu interior contrasta com a aparência metálica, privilegiando os acabamentos em gesso e as cores claras das paredes.
Capela do Pôr do Sol – Acapulco, México.
sunset chapel – acapulco mexico Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Localizado na cidade de Acapulco, México, famosa pelas suas praias, a igreja fica sobre uma colina com vista para a Baía de Acapulco. O formato do prédio tinha a intenção de imitar as pedras gigantescas características do local.
Sua construção foi concluída em fevereiro de 2011. A base estreita permite acesso a uma escada curva, que conduz à nave do templo, que fica no que seria o segundo andar do edifício.
Igreja ortodoxa grega ucraniana de São José dos Noivos – Chicago, EUA.
st. joseph the betrothed ukrainian greek catholic church – chicago usa Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Construída pela comunidade de descendentes de ucranianos em 1977, ela procura mesclar elementos tradicionais e modernos. Doze colunas tubulares de concreto e vidro cercam a cúpula central, refletindo amplamente a luz natural. Cada uma das 12 colunas representa um dos apóstolos e a cúpula central representa Jesus Cristo. Contrasta com suas linha modernas, o interior decorado com afrescos seguindo a tradição bizantina.
Capela Thorncrown – Arkansas, EUA.
thorncrown chapel – arkansas usa Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Localizada na pequena cidade de Eureka Springs, Arkansas, seu nome significa literalmente “coroa de espinhos”. Ela foi construída em 1980 e parece um prolongamento das altas árvores que a rodeiam. Embora pareça ser uma gigante capela ao ar livre, na verdade é composta de 425 janelas.
O prédio já foi visitado por mais de seis milhões de pessoas e ganhou vários prêmios de arquitetura. O mais notável, no entanto, é o fato de ser colocada no Registro Nacional de Lugares Históricos, em 2000, algo extremamente raro para edifícios com menos de 50 anos de idade.
Santuario della Madonna Lacrime – Sicília, Itália.
santuario della madonna lacrime – sicily italy Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
O nome em italiano é traduzido literalmente como “Nossa Senhora das Lágrimas”, por isso lembra uma lágrima gigante, com 80 metros de altura. Foi construída em 1994 na cidade de Siracusa, na ilha italiana da Sicília. Segundo a tradição foi construída para abrigar a estátua de gesso do Imaculado Coração de Maria, que teria chorado lágrimas humanas em 1953. Em novembro daquele ano, cerca de 300 curas milagrosas foram atribuídos à estátua.
Capela da Academia de Cadetes da Aeronáutica – Colorado, EUA.
united states air force academy cadet chapel – colorado usa Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
O templo fica na base aérea de Colorado Springs, Colorado. São 17 torres que se erguem imponentemente no ar. Terminado em 1963, a estrutura é composta de tetraedros de alumínio, separados por seções de janela de vidro colorido. Com 50 metros de altura, a capela tornou-se em pouco tempo a principal atração artificial do Colorado.
A estrutura originalmente abrigava uma capela evangélica, mas por exigência dos cadetes de outras religiões, hoje dispõe de um espaço para católicos, uma sala para budistas, um local de culto judaico e espaço para muçulmanos no mesmo edifício. Foi considerada um marco histórico em 2004.
Catedral da Transição – Christchurch, Nova Zelândia.
ChristchurchCathedral Conheça as 10 igrejas mais estranhas do mundo
Quando a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, foi quase totalmente destruída por um terremoto em 2011, a catedral de 132 anos que deu origem ao nome da cidade também veio ao chão. Para substitui-la foi inaugurada em 2013 a Catedral de Transição, primeira igreja do mundo feita de papelão.
Como seu nome sugere, foi construída para ser usada enquanto não se reconstrói a antiga, de concreto. Feita com tubos de papelão revestidos com poliuretano à prova de água e bloqueadores de fogo, o templo anglicano tem um memorial das pessoas mortas no terremoto e uma grande cruz de papelão no centro. As cadeiras são de madeira e uma grande janela triangular com painéis coloridos dá um belo efeito de iluminação.
Gospel Prime

Samuel Mariano vai gravar DVD em outubro no Castelo do Desfiladeiro.

Levitas cantam no Castelo do Desfiladeiro,cantor anunciou que fará gravação no dia 12 de outubro em Rio Largo.
O cantor Samuel Mariano convidou os alagoanos para a gravação do primeiro DVD da carreira. Ele fez o anuncio na noite dessa quinta-feira (29) durante as comemorações de 98 anos da Assembleia de Deus em Alagoas, Convenção Estadual e Escola Bíblica de Obreiros. O cantor afirmou que fará a gravação no Castelo do Desfiladeiro no dia 12 de outubro, em Rio Largo, lugar onde está sendo realizado encontro assembleiano.
Samuel Mariano também louvou a Deus na noite dessa quinta-feira no Castelo do Desfiladeiro, na região metropolitana de Maceió. O cantor pernambucano, mas que congrega na cidade de Maragogi (AL), vem se destacando no cenário nacional e vem percorrendo toda Alagoas com o propósito de ganhar almas para Cristo.
A noite de louvores dessa quinta-feira em Rio Largo ainda teve os louvores das cantoras alagoanas Eveny Braga e Sara Farias, além de outros cantores de sangue alagoano e de outras regiões do país. O culto no Castelo do Desfiladeiro ainda teve a consagração de 135 novos diáconos da capital alagoana.
Samuel Mariano nasceu no dia 13 de setembro de 1984 na cidade São José da Coroa Grande (PE), mas antes de congregar no Litoral Norte de Alagoas, morava na cidade Barreiros, em Pernambuco. Ele é casado com Isabela Mariano.
 
 Maurício Silva / Thales Souza/AD Alagoas.

STJ condena Fiat a indenizar consumidores que compraram versão do Palio Fire 2007 no Rio Grande do Sul .

  

 
A Fiat foi condenada pela Terceira Turma do STJ a indenizar consumidores do Rio Grande do Sul que compraram a primeira versão do Palio Fire 2007. O motivo: prática comercial ilegal e propaganda enganosa.
Os ministros decidiram que a Fiat não poderia ter lançado um Palio Fire em 2007 equipado com novos apetrechos, se, pouco antes, havia colocado no mercado um carro da mesma marca com a especificação “ano 2006, modelo 2007″.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul entrou com ação coletiva de consumo contra a montadora em favor da turma que comprou a primeira versão do Palio Fire, o tal “2006, modelo 2007″, que oferecia menos itens.
O pedido do MP foi negado em primeira instância, mas acabou aceito pelo TJRS e, agora, mantido pelo STJ. Resultado: a Fiat foi condenada a indenizar os consumidores lesados e proibida de se utilizar da mesma estratégia no lançamento de outros carros, sob pena de multa de 10 000 reais para cada posto à venda.
Por Lauro Jardim

A nova lógica da Globo .

  

Globo: tudo em casa
A decisão da Globo de passar a produzir atrações para serem exibidas na TV por assinatura, mais precisamente nos canais Globosat, parte de uma constatação óbvia.
Como hoje as TV por assinatura já atingem 55 milhões de espectadores e, portanto, a audiência da Globo tende a cair, o mote da Rede Globo passa a ser: se tiver que perder audiência, que seja para os canais da Globosat. Por essa lógica, fica tudo em casa.
Por Lauro Jardim

Pessoas têm mais empatia por animais maltratados que por seres humanos .


 Pesquisa mostra como cães e gatos são mais valorizados que humanos.
por Jarbas Aragão


Um estudo divulgado durante a 108ª Reunião Anual da Associação de Sociologia Americana acabou gerando enorme polêmica. Segundo a pesquisa, as pessoas têm mais empatia por animais maltratados que pelos humanos adultos.
Jack Levin, professor de sociologia e criminologia da Universidade Northeastern é o autor do estudo. Ele e o co-autor Arnold Arluke, um professor da mesma universidade, entregaram aos participantes quatro artigos fictícios. Um deles falava sobre violência contra uma criança de um ano de idade, de um adulto de 30 anos, de um filhote de cachorro e o de um cão adulto.
Todas as histórias eram idênticas, exceto pela identificação da vítima. Após lerem os artigos, as pessoas deviam indicar seu “grau de empatia” em relação à vítima. Foram entrevistados 240 homem e mulheres adultos.
A diferença do nível de empatia pela criança e pelo filhote de cachorro foi quase insignificante, mas a grande maioria disse se revoltar mais com a violência contra o cachorro adulto do que contra o homem de 30 anos.
  Embora o estudo se baseie no exemplo de cachorros, os pesquisadores acreditam que as conclusões seriam as mesas se fossem outros tipos de mascotes. “Cachorros e gatos são animais de estimação e muitas vezes são considerados parte da família. Muitas pessoas atribuem a esses animais características humanas”, explica.
“Os humanos adultos vítimas de violência recebem menos empatia que as crianças, os filhotes e os cães adultos vítimas de abuso ou crimes. Ou seja, os cachorros adultos são vistos como dependentes e vulneráveis, tanto quanto seus filhotes e as crianças”, explicou Levin.
Durante sua apresentação, Levin ressaltou: “A idade parece ser mais relevante que a espécie quando se trata de receber empatia. Aparentemente, considera-se que os humanos adultos são capazes de se proteger, enquanto os cachorros adultos são vistos como filhotes maiores”.
Levando-se em conta o grande número de instituições e ONGs que agem em defesa dos animais, o resultado não surpreende. No Brasil, a maioria dos donos de animais de estimação gasta mais de R$ 50 por mês para cuidar do bicho. Apenas 12% conseguem gastar menos do que isso. Mais da metade (quase 65%) deixa entre R$ 50 e R$ 120 nos pet shops todos os meses.
Enquanto isso, organizações cristãs como a Visão Mundial encontram dificuldades para encontrar pessoas que doem 50 reais por mês para “apadrinhar” crianças que morrem de fome num país onde oficialmente existem 42,3 milhões de evangélicos, ou 22,2% dos brasileiros.  
Com informações de Live Science e Examiner/ Gospel Prime

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Telexfree sofre três novas derrotas em Brasília e bloqueio continua em vigor .

Falsa esperança: Telexfree informa divulgadores sobre os recursos a Brasília; todos foram negados

A Telexfree , acusada de ser a maior pirâmide financeira do País, sofreu três novas derrotas nas suas tentativas de reverter, em Brasília, o bloqueio de suas contas e atividades, que já dura 72 dias. Tanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ) como o Supremo Tribunal Federal (STF) negaram os pedidos de liberação feito pelos advogados da empresa neste mês. Com as decisões, a Telexfree contabiliza 14 derrotas na ação que levou ao congelamento de suas atividades em 18 de junho, por liminar (decisão provisória) da 2ª Vara Cível de Rio Branco (AC) . Em Brasília, já são quatro. Procurados, os representantes da empresa informaram que não iriam se manifestar. Na página da empresa numa rede social, eles disseram que entrariam com novos pedidos. O Ministério Público do Acre (MP-AC), que acusa a empresa de ser uma pirâmide financeira, pediu o congelamento com o argumento de garantir a devolução do dinheiro investido por cerca de 1 milhão de pessoas no negócio. Os representantes da Telexfree negam irregularidades e dizem que a empresa se sustenta com a venda de pacotes VoIP, e não com as taxas de adesão pagas pelos associados. Como a Justiça acreana não tem aceito os argumentos da defesa, os advogados da Telexfree tentam levar o caso para os Tribunais superiores. Para tanto, precisam que o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) avalie como aceitáveis os pedidos de recurso especial e de recurso extraordinário, que iriam respectivamente para o STJ e o STF. Os advogados das empresas, entretanto, tentaram conseguir que o STJ ou o STF descongelassem as contas e atividades da Telexfree antes mesmo que essa análise fosse concluída. Isso foi feito por meio de uma medida cautelar apresentada ao STJ e duas ações cautelares ao STF, logo depois de sofrerem uma nova derrota no Acre. 

Risco de quebra 
Ao STJ, os advogados argumentaram que a empresa sofre risco de quebrar se o congelamento continuar em vigor. Mas isso não foi suficiente para convencer a ministra Isabel Gallotti, que já havia negado um pedido anterior da empresa . No atual, a magistrada sinalizou ainda que as chances da Telexfree no Tribunal são muito pequenas. Isabel escreveu que só poderia aceitar o recurso que liberaria imediatamente as contas da Telexfree se houvesse forte probabilidade de o STJ vir a analisar, mais tarde, o recurso especial da empresa. Para a ministra, não é o caso. No STF, o ministro Luís Roberto Barroso escreveu que não é possível aceitar o pedido de liberação das contas da Telexfree antes de o Tribunal de Justiça do Acre autorizar que o recurso extraordinário da empresa chegue ao STF. Por isso, negou uma das ações cautelares da empresa e extinguiu a segunda, por ser idêntica. Barroso elogiou, ainda, a decisão que bloqueou as contas da Telexfree. Para ele, a liminar analisou de maneira "minuciosa e bem fundamentada" a questão ao concluir pela necessidade do bloqueio.

Fonte: IG Economia / Diniz K

PÉROLAS DIÁRIAS.



 
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Hebreus 4.12.
É através da alma que sentimos, compreendemos e temos que assimilar todas as coisas deste mundo. Aí há o grande perigo de nos deixarmos determinar pelos sentimentos e pelas emoções, e é nessa área que o inimigo mais nos tenta. Ele perturba nossa visão espiritual voltada para Jesus. Mas misturar emoções com coisas espirituais é tentar misturar coisas passageiras com coisas eternas. Justamente essa mistura oferece ao inimigo um forte pretexto e um ponto vulnerável na vida de um cristão. Assim, com facilidade o inimigo manipula sentimentos e emoções, fazendo você crer que é o Senhor lhe mostrando alguma coisa, que é o Senhor tentando lhe dizer algo. Se você faz parte dessa categoria de pessoas, você, apesar dessa fraqueza em separar coisas espirituais de coisas meramente humanas, terá condições de vencer o poder do inimigo usando a Palavra de Deus! Aceite a Palavra e permita que ela ilumine o seu interior, julgando o mais íntimo de seu ser e discernindo o que é apenas emocional daquilo que é espiritual. Então você terá outra vez uma visão clara das coisas espirituais. Seu espírito será guiado pelo Espírito de Deus por caminho reto, e essa troca constante de altos e baixos cessará em sua vida. Seu coração ficará firmemente arraigado em Jesus. Isso acontece pela graça!

Cinquenta cristãos são queimados vivos em casa de pastor na Nigéria.

        
Divulgação
Eles eram membros da Igreja de Cristo na Nigéria, moradores da aldeia de Maseh, que se refugiaram na casa de seu pastor .
Eles eram membros da Igreja de Cristo na Nigéria, moradores da aldeia de Maseh, que se refugiaram na casa de seu pastor
Os ataques a cristãos continuam com força total da Nigéria. Relatórios apontam que mais de 100 pessoas foram mortas por terroristas armados na semana passada e o grupo extremista islâmico Boko Haram, mais uma vez assumiu a responsabilidade por eles.
Enquanto fontes diferentes contabilizam a quantidade de pessoas que perderam suas vidas na semana passada, uma história divulgada pela Baptist Press chamou atenção.
Open in new windowCerca de 50 membros da Igreja de Cristo na Nigéria, moradores da aldeia de Maseh, foram queimados vivos depois de se refugiarem na casa de seu pastor quando fugiam de mais um ataque terrorista.
“Cinquenta membros de nossa igreja foram mortos no prédio da igreja, onde tinha ido se refugiar [na casa pastoral]. Eles foram mortos junto com o pastor, sua esposa e seus filhos”, explicou Dachollom Datiri, vice-presidente da denominação Igreja de Cristo na Nigéria.
Lideranças da Igreja confirmaram que mais de 100 membros foram mortos em diversas aldeias na Nigéria, incluindo Maseh, Ninchah, Kakkuruk, Kuzen, Negon, Pwabiduk, Kai, Ngyo, Kura Falls, Dogo, Kufang e Ruk.
“A Nigéria está realmente se tornando um novo campo de morte para os cristãos. Centenas de cristãos já foram brutalmente assassinados pelo Boko Haram, incluindo mulheres e crianças”, disse Jerry Dykst, porta-voz do ministério Portas Abertas nos EUA. ”O Boko Haram divulgou, no início desta semana, uma ameaça que todos os cristãos devem se converter ao Islã ou eles nunca terão paz novamente. Seu objetivo é fazer toda a Nigéria um país governado e dominado pela lei sharia”, concluiu.
Innocent Chukwuma, consultor de justiça criminal da Nigéria, vai mais além. “Eu não acho que o Boko Haram poderia, invadir essas aldeias sozinhos. Eles precisam do apoio e colaboração dos moradores locais”, disse.
O pastor Ayo Oritsejafor, presidente da Associação Cristã da Nigéria, fez um apelo, afirmando que o Boko Haram é uma organização terrorista e pedindo que a comunidade internacional lute contra ela como faz com a Al Qaeda.
“Há certos extremistas muçulmanos que acreditam que a Nigéria deve ser uma nação islâmica e o Boko Haram é o principal órgão desse grupo de pessoas… O país sempre teve uma população muito bem dividida entre as duas grandes religiões [cristianismo e islamismo ], então não é possível simplesmente islamizar a Nigéria “, acrescentou o pastor.
 
 
Gospel Prime

As opções de defesa da Síria em caso de um ataque.

 

Tropas sírias nos arredores de Damasco (AP)
A Síria tem sistemas de defesa sólidos, mas há dúvidas sobre seu enfraquecimento.
Ante os sinais crescentes de que os EUA e seus aliados podem estar preparando um ataque contra s sírio, surge a dúvida: como a Síria poderia responder?
Qual seu poder de defesa contra o tipo de ataque sendo planejado? E como pode ocorrer a sua retaliação?
Confira alguns dos fatos já conhecidos sobre o tema.

1) As defesas sírias

Todos os sinais sugerem que os ataques sendo discutidos por EUA, Grã-Bretanha e talvez França irão envolver o lançamento de mísseis de longa distância, como o míssil de cruzeiro Tomahawk ─ lançado de navios de guerra dos EUA e possivelmente de submarinos americanos e britânicos.
Essa ação pode sofrer uma escalada para bombardeios aéreos. Porém, as ações seriam feitas à distância, ou seja, os aviões lançariam seus mísseis e bombas de fora do espaço aéreo sírio. Isso dificultaria o uso dos sistemas de defesa aéreos da Síria para um contra-ataque.
As defesas antiaéreas sírias costumavam ser bastante eficientes, baseadas em antigos modelos soviéticos como o S-200/SA-5 Gammon, além de armamentos mais recentes comprados da Rússia, como o sistemas antiaéreos SA-22 e SA-17. Damasco conta ainda com sistemas de radar sofisticados, fornecidos pela China.
O poder desses sistemas pode ter sido enfraquecido pela perda de território, de mísseis e de radares para os rebeldes.
Mas as defesas antiaéreas da Síria continuam sendo sólidas. Esse é um dos motivos pelos quais um eventual ataque contra o país deverá ser feito por lançamentos à distância.
É preciso lembrar também que caças israelenses atacaram alvos da Síria nos últimos anos com relativo sucesso. As forças aéreas de países do Ocidente conhecem bem o tipo de armamento usado pelos sírios.
Esses sistemas são, sim, capazes de derrubar uma aeronave inimiga, mas os pilotos destas podem usar táticas e tecnologias defensivas.
Ao mesmo tempo, há dúvidas quanto ao sistema antiaéreo S-300 - encomendado pela Síria a Moscou -, que é muito mais eficiente. Mas acredita-se que ele ainda não tenha sido entregue pelos russos e não esteja em operação.
Além de defesas antiaéreas, a Síria pode tentar retaliar as forças navais ocidentais com seu arsenal de mísseis teleguiados que, lançados da costa, podem alvejar embarcações militares. Mas, novamente, as embarcações com mísseis Tomahawk podem estar fora do alcance do sistema de defesa sírio.

2) As opções de retaliação de Damasco.

Se a Síria tem poderes limitados de contra-ataque, como pode responder ou retaliar uma eventual ofensiva ocidental? Veja algumas opções:
Quais os modelos para uma possível intervenção?
  • Iraque, 1991: Coalizão global liderada pelos Estados Unidos e baseada em leis internacionais; mandato explícito do Conselho de Segurança da ONU para expulsar as forças iraquianas do Kuwait.
Balcãs, anos 1990: Armamentos americanos foram fornecidos para a resistência anti-sérvia na Croácia e na Bósnia, apesar de um embargo de armas da ONU estar em vigor. Mais tarde, uma campanha aérea foi liderada pelos americanos contra paramilitares sérvios. Em 1999, caças americanos realizaram 38 mil voos pela Otan (aliança militar ocidental) contra a Sérvia para tentar impedir massacres em Kosovo. Elas foram consideradas legalmente controversas.
  • Somália, 1992-93: O Conselho de Segurança da ONU autorizou a criação de uma força internacional com o objetivo de facilitar a chegada de suprimentos humanitários com o colapso do Estado. Um envolvimento militar americano gradual e sem objetivo claro culminou com o disastre das quedas dos helicópteros Blackhawk em 1993. O episódio levou à retirada das tropas americanas do país.
  • Líbia, 2011: França e Grã-Bretanha pediram autorização do Conselho de Segurança da ONU para fazer uma intervenção humanitária em Benghazi em 2011. A Rússia e a China se abstiveram, mas não vetaram a resolução. Ataques aéreos continuaram até a queda de Khadafi.
Ampliar a ofensiva contra os rebeldes: A Síria poderia intensificar os ataques contra forças opositoras na tentativa de obter algumas vitórias localizadas e de repercussão. Isso poderia aumentar o moral das tropas do regime sírio e sinalizar aos EUA que o governo Assad se mantém determinado.
Ampliar o conflito: Uma abordagem alternativa seria tentar ampliar o alcance do conflito por meio de um ataque à Turquia, às forças americanas na Jordânia ou mesmo a Israel, por meio de mísseis balísticos. Os riscos para o regime sírio, nesses casos, seriam enormes. A Turquia é altamente capaz de se defender, e o mesmo pode ser dito das tropas americanas na Jordânia. Ambos têm sistemas antimísseis Patriot.
Um ataque contra Israel também é improvável, já que as tropas sírias estão ocupadas com a guerra civil.
E atingir Israel - que também opera sistemas antimísseis eficientes - pode provocar uma retaliação maciça, abrindo a possibilidade de uma guerra regional envolvendo o grupo xiita Hezbollah (aliado de Assad) no Líbano. Provocar um conflito maior pode não ser de interesse de Damasco e de seus aliados iranianos.
'Guerra por procuração': A Síria pode tentar usar grupos como o Hezbollah para levar a cabo ataques contra os EUA ou contra alvos ocidentais. O Irã, no entanto, pode ser um empecilho: em sua aparente tentativa de diálogo com o Ocidente quanto a seu programa nuclear, Teerã pode hesitar em apoiar seu aliado Hezbollah em ataques desse tipo.
O próprio Hezbollah também está em posição delicada em sua aliança com Assad. O grupo pode acabar decidindo que tem problemas o bastante com os quais lidar e distanciar-se do conflito.