sábado, 29 de junho de 2013

Conheça os principais obstáculos na corrida pela cidadania americana.

Manifestante protesta no Congresso dos EUA pedindo reforma migratória (Reuters)
Senado americano aprovou nesta quinta projeto de reforma migratória, que será votado na Câmara.
O Senado dos EUA aprovou nesta quinta-feira o projeto de reforma migratória, que busca criar uma via "árdua porém justa" aos milhões de imigrantes irregulares no país, muitos deles latino-americanos.
O projeto ainda tramitará pela Câmara dos Representantes (Deputados), de maioria republicana, onde o texto poderá sofrer modificações ou mesmo ser rejeitado.
O texto aprovado nesta quinta prevê algumas condições para a concessão de cidadania, para evitar, segundo seus autores, que a nova lei "premie" quem chegou e permaneceu nos EUA de maneira irregular e impedir que estes "furem a fila" de quem optou pelo caminho legal - mais lento - e obteve visto.
Mas alguns críticos acreditam que certos pré-requisitos do projeto não são justificados. Jorge Mario Cabrera, representante de imigrantes, diz que sempre se soube que o caminho à cidadania americana seria difícil, mas teme que ela se torne uma verdadeira corrida de obstáculos.
A BBC Mundo consultou especialistas para entender quais são esses obstáculos:

Data de chegada

A versão final do projeto de lei provavelmente estabelecerá que, para que um imigrante irregular seja sequer levado em conta pela reforma, ele tem de ter entrado nos EUA antes de uma data limite, ainda não definida.
Durante os debates no Senado, levantou-se a possibilidade de essa data ser 31 de dezembro de 2011.
Segundo cálculos de grupos de defesa de imigrantes, se essa data for confirmada, deixará de fora da reforma cerca de 500 mil pessoas que entraram nos EUA depois dela.
"Se vamos consertar o problema (da imigração) temos que fazê-lo de uma vez por todas, incluindo todos os que estão aqui (nos EUA)", critica Jaime Contreras, líder sindical.

Custos do processo

Teme-se que alguns imigrantes não regularizem sua situação por conta dos altos custos do processo, que podem chegar a cerca de US$ 2 mil por pessoa (sem contar gastos adicionais, como levantamento de documentos).
Os chamados "sonhadores" - jovens estudantes que puderam continuar morando e buscando emprego nos EUA graças a uma ordem executiva de Barack Obama - podem se beneficiar com um plano que reduziria esses custos a US$ 500.
Mas mesmo esse valor é alto para muitos, alega a Coalizão de Direitos Humanos dos Imigrantes (CHIRLA).

Antecedentes penais

É possível que pessoas com antecedentes criminais não sejam beneficiadas pela reforma, mas ainda não está claro que delitos serão considerados graves o suficiente para impedir a outorga de cidadania.
As leis variam de estado a estado, e o que é um delito menor em um pode ser tido como mais grave em outro.
Além disso, muitos imigrantes irregulares usaram documentos (como o número de seguridade social) de terceiros para conseguir trabalhar. Não se sabe se a reforma migratória perdoará essa prática.

Tempo de espera

Algumas versões da proposta discutida pelo Senado previam que a espera para receber a residência permanente nos EUA chegaria a dez anos - tempo longo demais, diz Jaime Contreras
Para ele, é exagerado que pessoas que já moram nos EUA há dez ou 20 anos tenham de aguardar mais uma década para regularizar sua situação.
Para Jorge Mario Cabrera, da CHIRLA, esse prazo teria de ser reduzido para os imigrantes há muito tempo nos EUA, já que "a cidadania é a única garantia para que eles não sejam deportados".

Idioma

Exigências de que, para se regularizar, os imigrantes aprendam inglês seriam mais facilmente cumpridas por jovens, muitos dos quais já estudam em escolas americanas e já têm fluência no idioma.
Para imigrantes mais velhos, porém, a situação é outra. Organizações brigam para que a precondição não seja a de falar o idioma, mas sim de comprovar estar inscrito em um curso de inglês e demonstrar interesse em aprendê-lo.

Impostos retroativos

Quem estiver a ponto de solicitar residência permanente provavelmente terá de pagar impostos pelos anos em que trabalhou irregularmente.
Mas muitos imigrantes irregulares já pagam impostos (com base em números de seguridade social fictícios ou emprestados) sem receber benefícios diretos (já que não têm direito a serviços sociais), diz Jaime Contreras.

Segurança na fronteira

Este é um tema crucial do debate da reforma. Os congressistas republicanos exigem, como contrapartida para aprovar a regularização de imigrantes irregulares, que o governo se comprometa com um aumento substancial na segurança fronteiriça, para evitar que novos imigrantes entrem irregularmente.
Trata-se também do obstáculo mais difícil de se enfrentar, opina Cabrera, alegando que não está nas mãos dos imigrantes ou mesmo das comunidades criar mecanismos para assegurar a proteção das fronteiras americanas.
"Os dois processos (a reforma migratória e a melhoria do controle de fronteiras) deveriam ocorrer paralelamente", opina ele. 

Bélgica debate estender direito à eutanásia a crianças.

Eutanásia | Foto BBC
Adultos: procedimento é legal | Foto BBC
O Senado belga está debatendo uma proposta de lei que estenderia aos menores de idade o direito de solicitar eutanásia, legalizada para os adultos em 2002.
A proposta foi apresentada pelos líderes de quatro dos cinco partidos que formam o governo de coalizão - os socialistas PS e SPA e os liberais MR e Open VLD - sendo que os dois maiores partidos da oposição, Ecolo e Groen, já expressaram seu apoio, o que garantiria a aprovação da ideia.
A Bélgica é um dos poucos países do mundo que autoriza a morte assistida, junto com Suíça, Luxemburgo e Holanda - este último o único onde o direito se aplica também a menores de idade, apesar de nenhum caso ter sido registrado até hoje.
O objetivo da proposta é "atender as crianças que se encontram em uma situação médica sem solução, que enfrentam um sofrimento físico ou psíquico constante e insuportável", explicou ao jornal La Libre Belgique o senador socialista Philippe Mahoux, um dos autores do texto, que também participou da elaboração da lei de 2002 sobre o direito à eutanásia.
Quatro dos cinco partidos da coalização belga apresentaram o projeto | Foto: BBC

Capacidade de discernimento

Os senadores preferiram não determinar uma idade a partir da qual uma criança poderia solicitar o procedimento.
Caberia a um pedopsiquiatra (psiquiatra de crianças) ou a um psicólogo julgar sua capacidade de discernimento e atestar que o paciente é consciente das consequências de seu pedido antes de aprová-lo.
"Todos os especialistas pediátricos consultados (para a elaboração da proposta) insistiram sobre a extraordinária maturidade que as crianças tendem a adquirir quando enfrentam uma doença letal", afirmou Mahoux, médico de formação.
No entanto, durante os debates no Senado, Dominique Biarent, chefe da unidade de tratamento intensivo do Hospital Universitário Infantil Rainha Fabiola, chamou atenção para o fato de que "até os 7 ou 8 anos de idade as crianças não compreendem o caráter definitivo da morte".
"Até os 7 ou 8 anos de idade as crianças não compreendem o caráter definitivo da morte"
Dominique Biarent, médico
Também seria necessário a autorização dos pais do paciente.

Controvérsia

A ampliação da lei conta com o apoio da Associação pelo Direito a uma Morte Digna e do Centro pela Igualdade de Oportunidades e pela Luta Contra o Racismo, mas é duramente criticada pela Igreja católica belga.
"É estranho que os menores de idade sejam considerados legalmente incapacitados para certos atos, como casar-se, mas de repente sejam suficientemente maduros para pedir que os matem", ressaltou em um comunicado o arcebispo André-Joseph Léonard, presidente da Confederação Episcopal da Bélgica.
Os religiosos defendem que, em lugar de estudar ampliar o direito à eutanásia, os legisladores belgas deveriam analisar como o sistema público de saúde poderia cuidar melhor dos portadores de doenças incuráveis.
"Hoje em dia dispomos de cuidados paliativos eficientes e, em caso de intenso sofrimento, podemos apelar à sedação como último recurso", afirmou Léonard.
A proposta em trâmite também prevê um acompanhamento psicológico por tempo indefinido para os pais de uma criança que receba eventualmente a eutanásia.
O Senado ainda não determinou a data de votação, mas os autores do texto querem que ocorra antes do início das férias parlamentares, dia 26 de julho.

Marcha para Jesus toma ruas da região central de São Paulo.

Fiéis deixaram Praça da Luz por volta das 10h deste sábado.
Eles caminham em direção à Zona Norte, onde haverá shows.

Milhares de pessoas se reúnem para início da caminhada  (Foto: Caio Kenji/G1) 
Milhares de pessoas se reúnem para início da caminhada em São Paulo (Foto: Caio Kenji/G1)
Mulher ora durante evento religioso que irá percorrer as ruas da Zona Norte de SP (Foto: Caio Kenji/G1) 
Mulher ora durante evento religioso neste
sábado em SP (Foto: Caio Kenji/G1).
A 21ª edição da Marcha para Jesus começou por volta das 10h deste sábado (29) na região central de São Paulo. A concentração aconteceu na Praça da Luz e milhares de pessoas saíram em caminhada em direção à Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, na Zona Norte, onde acontecem shows até a noite deste sábado. O tema da edição deste ano é "Novo Tempo".
Bandas e grupos de música gospel irão se apresentar: Renascer Praise, Diante do Trono, Aline Barros, Ao Cubo, Inesquecível, Asaph Hernandes, Davi Sacer, Regis Danese, Mariana Valadão, André Valadão, Cassiane, Thalles Roberto, Marcelo Aguiar e Fernandinho.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueou vias da capital paulista para a realização do evento. No percurso, os participantes vão passar pelas avenidas Tiradentes, Santos Dumont e pela Praça Campos de Bagatelle. Por volta das 14h, após a caminhada, haverá shows na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira e na Avenida Santos Dumont. O término do evento está previsto para as 20h30.
Mapa interdições Marcha para Jesus 2013 (Foto: Arte/G1)
Bloqueios
- A Avenida Tiradentes, sentido Aeroporto de Congonhas, teve sua pista local interditada a partir das 6h de sábado, entre a Rua dos Bandeirantes e a Rua Mauá. A partir das 9h, também foi bloqueada da pista expressa, entre a Avenida do Estado e o Túnel Tom Jobim;
- A pista central da Avenida Santos Dumont, sentido Praça Campo de Bagatelle, terá seu trânsito desviado para a pista local em direção à Marginal Tietê, no sentido Ayrton Senna, a partir das 9h30 de sábado;
- O tráfego no sentido Norte-Sul será desviado pela Avenida Brás Leme, seguindo pelas avenidas Rudge, Rio Branco e Rótula Central, ou para quem se destina à Zona Sul, pelas avenidas Abraão Ribeiro e Pacaembu. No sentido Sul-Norte, o motorista deve seguir pela pista local do eixo, até a Avenida Tiradentes, Rua Pedro Vicente e Avenida Cruzeiro do Sul;
- O Terminal Armênia será desativado no sábado das 10h às 14h, e as linhas de ônibus serão desviadas para a Ponte da Vila Guilherme, seguindo pela Avenida Bom Jardim, ruas Araguaia, Canindé, Olarias e Pedro Vicente, e Avenida Cruzeiro do Sul.
- A Praça Heróis da FEB e a Avenida Santos Dumont serão bloqueadas em ambos os sentidos no trecho entre a Avenida Brás Leme e a Rua Santa Eulália das 23h de sexta-feira até as 23h de sábado. No sábado, a partir das 6h, a área de bloqueio será ampliada até a Praça Campo de Bagatelle. A Avenida Olavo Fontoura, entre a Praça Campo de Bagatelle e a Rua Professor Milton Rodrigues, também será bloqueada, das 9h30 às 15h do sábado.
Estacionamentos.
Os ônibus deverão estacionar nos locais predeterminados da região central e no estacionamento no número 1.500 da Avenida Olavo Fontoura, em áreas permitidas. Os motoristas deverão obedecer as orientações dos agentes de trânsito que vão monitorar os estacionamentos.
Do G1 São Paulo

É VERDADE...

random image

Médicos fazem nova paralisação na próxima quarta-feira.


Na quarta-feira (03/07) os médicos de Pernambuco das redes pública e privada vão parar as atividades por 24h, exceto os serviços de urgências e emergências, em adesão à mobilização nacional da categoria, em defesa do SUS brasileiro e por uma medicina de qualidade para todos.

As entidades médicas de Pernambuco – Simepe, Cremepe e AMPE - convocam médicos, residentes, estudantes de medicina e a população em geral para a grande mobilização da categoria, às 14h, na praça do Derby.

As entidades vão fazer uma coletiva de imprensa, às 10h, na sede do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, na Boa Vista. Na sequência, os profissionais irão se concentrar, às 14h, na praça do Derby. Simultaneamente, haverá doação de sangue para o Hemope, no Memorial da Medicina.
Em seguida, fazem caminhada, às 16h, pela Av. Agamenon Magalhães(sentido HR), passa pela Parque Amorim e retorna pela Agamenon Magalhães para a Praça do Derby.
Os médicos lutam pelo repasse integral de 10% da Receita Bruta da União para o custeio da saúde pública; a carreira de Estado que atenda ao Sistema Único de Saúde (SUS) como solução para melhor distribuição desses profissionais em regiões longínquas e de difícil acesso.
O grupo, ainda ratifica que é contra a vinda de médicos estrangeiros desde que submetidos ao exame de validação de diplomas: o Revalida, nos critérios atuais, bem como fluência na língua portuguesa.
O Simepe, Cremepe e AMPE já solicitaram audiência pública com o governador do Estado, presidente da Amupe e o prefeito da cidade do Recife para, juntos, buscar uma solução para o grave momento que aflige a nação brasileira.
Jamildo

História do Círculo de Oração no Brasil .


 "Circulando os Céus".

Albertina BezerraNa historia das Assembleias de Deus no Brasil, o Círculo de Oração é um marco que já completou 68 anos. O trabalho fundado em Recife no dia 06/03/1942 – Pernambuco, pela irmã Albertina Bezerra Barreto, falecida no dia 14/08/2008, aos 94 anos - hoje abrange todo o Brasil em várias denominações e se expandiu também em outros países como Argentina, Estados Unidos e Japão.


A enfermidade da menina Zuleide, filha de Albertina foi à maneira pela qual Deus se utilizou para chama – lá a uma obra tão grande. A menina não andava nem falava e os especialistas pelos quais foi consultada deram lhe apenas oito anos de vida. Com fé no medico dos médicos, Albertina convocou algumas senhoras de sua igreja no bairro recifense de casa amarela, para ajuda – lá em oração. Sete irmãs se prontificaram, foram Elas: Cecita Colaço, Malphara Bezerra, Maria do Carmo, Antonia Viegas, Ana de Souza, Otávia Pessoa e Maria José. Marcaram a primeira reunião para o dia 06 de março de 1942. Estava assim iniciada uma nova e marcante atividade na igreja do Senhor: o CÍRCULO DE ORAÇÃO.
E cumprindo – se a promessa de Deus na vida da irmã Albertina sua filha Zuleide cresceu, andou e viveu até aos 49 anos de idade.


ESCOLHA DO NOME:
O nome, diz a fundadora, foi colocado por causa de um folheto que havia lido cujo texto explicava que a oração era como um circulo nos céus. “Quando estávamos orando, lembrei – me da mensagem e disse: - "vamos circular os céus com as nossas orações”.

Desde o seu inicio o Círculo de Oração, é semelhante a um exercito em marcha, preparado para a guerra. A igreja sabe que pode avançar contra o inimigo, pois conta com uma retaguarda composta de um batalhão de mulheres que, em oração, se prepara para auxilia – lá na peleja contra o mal.

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil, hoje com 99 anos, é marcada com muitos milagres, curas, batismos no Espírito Santo, e vidas restauradas pelo clamor e oração de mulheres de fé que frequentam o Círculo de Oração, dobrando os joelhos em favor dos aflitos, das lideranças, dos missionários, dos lares, e de todos os que confiam que Deus ouve e atende.

SOBRE A FUNDADORA:
Daisy, Albertina e Adenir 
ALBERTINA BEZERRA BARRETO, natural de Pernambuco, aceitou a Jesus aos 13 anos. Crente fiel e dedicada participava do coral e ensinava na Escola Dominical. Casada com Florismundo Barreto Montenegro lhe nasceu Zuleide e Josival, este reside em Brasília e lhe deu oito netos e quatro bisnetos.
Iniciou também o Círculo de Oração em João Pessoa – PB, onde dirigiu 14 anos e incentivou a abertura do trabalho em Natal – RN, Bahia e Belo Horizonte – MG.


Entre todos os essenciais preceitos divinos estabelecidos para a igreja, um tem se mostrado mais que necessário para uma trajetória de vitória. - A ORAÇÃO. Tanto que o apóstolo Paulo já aconselhava aos Tessalonicenses “Orai sem cessar! (I Ts. 5:17)”.
fonte de pesquisa: http://mgieada.com.br/cor.htm

ACADEMIA DE LETRAS ESCOLHE OS 10 FATOS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DE GARANHUNS.

A criação dos colégios Diocesano, XV de Novembro e Santa
 Sofia estão entre os principais acontecimentos da cidade

Numa de suas últimas reuniões a Academia de Letras de Garanhuns (ALG) promoveu sessão de debate acerca dos 10 acontecimentos considerados mais importantes na História da cidade. Estiveram à frente das discussões o presidente desta agremiação literária, João Marques e o professor e escritor José Cláudio Gonçalves de Lima.

Na ocasião, após a exposição dos dois debatedores, o público presente e os acadêmicos puderam votar, secretamente. Durante a semana passada, a Diretoria da se reuniu para proceder com a apuração, que teve, por ordem de preferência,a sequência que segue:

A inauguração da Ferrovia, em 1887; a doação das terras à Confraria das Almas por Simoa Gomes, em 1756; a Hecatombe de Garanhuns, em 1917; Projeto nº 1 de 1878, dando a Garanhuns à categoria de cidade; criação do Colégio XV de Novembro, em 1900, e depois do Colégio Santa Sofia e do Diocesano; a instalação do Banco do Brasil, em 1923; criação do Festival de Inverno de Garanhuns, em 1990; a construção do bairro de Heliópolis, em 1925; a instalação da Rádio Difusora, em 1952; Capitão Luís Burgo e o início da Produção do Café, em 1877. 
Roberto Almeida

Datafolha: adoção do plebiscito tem 68% de aprovação.


 A iniciativa da presidente Dilma Rousseff de propor um plebiscito para destravar a reforma política foi bem aceita pela população. Segundo o Datafolha, 68% dos brasileiros acham que Dilma agiu bem ao propor uma consulta popular sobre a criação de um grupo de representantes eleitos pelo povo para propor mudanças na Constituição. Só 19% entendem que ela agiu mal. Outros 14% não souberam responder.
Quando o Datafolha pediu uma opinião específica sobre a reforma política, 73% afirmaram que são a favor da apreciação desse tema por parte do grupo de eleitos. Opiniões contrárias somam 15%.
O apoio ao plebiscito ocorre de forma mais ou menos uniforme entre homens e mulheres e em todas as faixas de renda, idade e escolaridade. No Nordeste, a aceitação é de 74%. No Sul, de 57%. (Informações da Folha de S.Paulo)

Bebês amamentados têm mais chances de subir na vida.

  Essa é a conclusão de uma pesquisa britânica com quase 35.000 pessoas acompanhadas desde o nascimento até a vida adulta

Avaliação de Dilma despenca de 57% a 30%.

Foto: Reuters
Foto
ELA CAIU 27 PONTOS APÓS ONDA DE PROTESTOS
Após manifestações que se alastraram pelo país, a presidenta Dilma Rousseff sofreu a maior queda de popularidade desde o início seu governo. Segundo pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (29) pelo jornal Folha de S. Paulo, em três semanas, a avaliação positiva do governo caiu em 27 pontos. De acordo com a pesquisa, 30% dos brasileiros consideram a gestão da presidente boa ou ótima. Antes da onda de protestos que tomou a conta do país no último mês, o índice de aprovação era de 57%, 12 pontos percentuais abaixo do índice registrado em seu melhor momento — 65%, em março. Em relação a última pesquisa, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25% e a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8.
Claudio Humberto.

Donadon já está na cadeia

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) informou há pouco que o deputado Natan Donadon já está preso no na papuda, unidade do Distrito Federal, onde cumprirá sua pena. Mesmo sem ter ensino superior, Donadon ficará em cela individual por conta de seu status de parlamentar. O deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 13 anos, quatro meses e dez dias de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Donadon é o primeiro deputado preso desde a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Claudio Humberto.

Protesto do 'eu sozinha' no Planalto.

Orlando Brito
Foto
MARISA LUTA POR PENSÃO VITALÍCIA PARA OS EX-COMBATENTES
A moça da foto é Marisa Helena da Costa. Há vinte dias instalou-se sob um edredom colocado nas grades de ferro que isolam o Palácio do Planalto do outro lado da rua, a Praça dos Três Poderes. Sua causa: requer o direito à pensão vitalícia dos militares ex-combatentes que foram lutar pelo Brasil na Segunda Guerra Mundial. Ela é filha de um tenente, já falecido, que fez parte da Força Expedicionária Brasileira na Itália. Se a voz de milhares de brasileiros que vão às ruas bradar contra tudo nem sempre é ouvida, imagine o clamor da solitária órfã. (Orlando Brito)

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Tapotagem: Saiba como agir em caso do bebê engasgar com leite ou alimentos.

 
Fonte: Facebook

IPI para linha branca e móveis sobe a partir de segunda-feira .

 
image
A partir de segunda-feira (1º), os móveis e três produtos da linha branca – fogão, tanquinho e geladeira – pagarão mais Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que as alíquotas reduzidas, que vencerão no fim de junho, serão parcialmente aumentadas. Também será revogado, em parte, o imposto reduzido para laminados, luminárias, painéis de madeira e papéis de parede. De acordo com o ministro, a remoção gradual das desonerações ajudará a manter o equilíbrio fiscal. O governo estima que vá arrecadar R$ 118 milhões a mais entre julho e setembro por causa da medida. “A recomposição de tributos estava anunciada desde o início do ano”, declarou Mantega. Ele também ressaltou que não existe mais espaço fiscal para novas desonerações, como as pedidas por produtores de aço na última terça-feira (25). “Temos de colher frutos das desonerações aplicadas e em curso, mas também temos de melhorar a arrecadação e o desempenho fiscal. Em função disso, novas desonerações não estão previstas”, acrescentou. As novas alíquotas valerão até o fim de setembro. O IPI sobe de 2% para 3% no caso dos fogões, de 7,5% para 8,5% para geladeiras, de 3,5% para 4,5% para tanquinhos. Para móveis, painéis de madeira e laminados, a alíquota passa de 2,5% para 3%. Para as luminárias, o imposto aumenta de 7,5% para 10%. O IPI para papéis de parede subirá de 10% para 15%. Para máquinas de lavar, o imposto está definitivamente mantido em 10% desde o ano passado. Mantega disse ainda que pediu aos empresários que não repassassem o imposto maior para os preços. “Conversei com o setor, e os empresários me informaram que procurarão absorver o aumento de tarifas de modo que o preço não se eleve. O setor fará um esforço para não venha prejudicar vendas, nem aumentar a inflação”, declarou
Fonte: Agência Brasil / Diniz K.

Cerimônia de Despedida do pastor Raimundo João de Santana .

Culto fúnebre aconteceu no templo-sede da AD Parnamirim, onde o líder esteve à frente do trabalho por 27 anos, Autoridades Civis e Religiosas levaram o abraço a família.
Irmã Ivone de Santana recebe o abraço do pastor José Wellington.
O pastor Raimundo João de Santana, presidente de honra da Assembleia de Deus e Convenção do Estado do Rio Grande do Norte (IEADERN e CEMADERN), foi promovido ao céu no último sábado, 22 de junho de 2013 aos 88 anos, deixando viúva a irmã Ivone de Santana, com quem foi casado por mais de 60 anos, filhas, genros e netos.
Seu corpo foi velado no templo-sede da AD em Parnamirim, igreja que pastoreou por 27 anos, antes de assumir a presidência da Igreja em todo estado com Sede em Natal. Diversas autoridades, membros e obreiros passaram pela igreja para ver pela última vez o grande líder.
O culto fúnebre aconteceu na manhã de domingo (23), sob a direção de seu sucessor na liderança da denominação no estado, pastor Martim Alves da Silva.
O presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), pastor José Wellington Bezerra da Costa chegou a cidade no sábado e acompanhou de perto a família e igreja do pastor Santana neste momento de separação. Além do pastor José Wellington, os pastores; José Antonio, 4º vice-presidente da CGADB e presidente da AD em Alagoas; Roberto José, 4º secretário da CGADB e presidente da AD Abreu e Lima (PE); José Carlos, presidente da AD em João Pessoa (PB); Ailton José Alves, presidente da AD em Pernambuco (PE) e Kemuel Sotero Pinheiro, líder da AD em Aribiri (ES), 2º vice-presidente do Conselho Administrativo da CPAD, que representou o pastor Wellington Junior e o referido Conselho, do qual pastor Santana era membro vitalicio participaram da cerimônia, sem contar as dezenas de líderes e obreiros de todo estado.
Dentre tantos lideres políticos, a Governadora Rosalba Ciarlini também externou seu sentimento a família do pastor Santana.
Pastor Santana foi sepultado às 10h, no cemitério de Parnamirim, seu corpo foi levado do templo em carro aberto do corpo de bombeiros e seguido por centenas de irmãos e amigos de diversas partes da cidade, estado e do país.

A irmã Wanda Freira da Costa, esposa do pastor José Wellington; bem como o filho, pastor José Wellington Costa Junior, presidente do Conselho da CPAD e vice-presidente da AD no Belenzinho, não puderam estar presente, pois a AD em São Paulo estava em festa do Círculo de Oração.

Fotos: Irmão Carlos Alberto (Irmão Piauí)

Pastor José Wellington cumprimenta filha e genro do Pr. Santana.
Irmã Ivone recebe abraço do pastor José Wellington.
Presidente da AD em Pernambuco, Pastor Ailton José Alves.
Pastor José Wellington louva ao Senhor com a Igreja.
O templo esteve lotado.
Governadora ao microfone destaca atuação do pastor Santana.
Pastor Joacy Marcos, genro do pastor Santana falou em nome
da Família.
Irmã Ivone recebe o abraço da viúva do pastor
João Gomes, também falecido presidente
da AD no RN.
Da esquerda, pastores, José Wellington, Martim Alves, Ailton Alves e Kemuel Sotero.
Irmã Ivone se despede do esposo.
Corpo do pastor Santana é carregado por seus
fiéis cooperadores na obra.

  
Centenas de Obreiros e esposas se despediram do Líder.
Ao microfone, pastor Martim Alves, presidente da AD no Estado.
Pastor José Carlos, presidente da AD na Paraíba.
Emocionada, irmã Ivone vê o esposo.
Pastor José Neco, presidente da AD em Alagoas, da UMADENE e 4º vice-presidente da CGADB.
4º secretário da CGADB e presidente da COMADALPE,
pastor Roberto José ora com a Igreja.
Líderes presentes.
Pastor Martim agradece o carinho de todos os presentes para com a família e a memória do presidente de Honra.
Governadora Rosalba e deputado estadual, Jácome.


Multidão seguiu no cortejo.



Pastor Martim da as últimas palavras antes do sepultamento ladeado pelos pastores José Wellington (CGADB) e Elinaldo Renovato, presidente da AD em Parnamirim.