quinta-feira, 30 de maio de 2013

Secretários do Norte e NE defendem importação de médicos.



















Secretários de Saúde de Estados e municípios das regiões Norte e Nordeste anunciaram ontem (29), em São Luís, apoio ao plano federal para trazer médicos do exterior para suprir a falta de profissionais em regiões remotas do país. O grupo lançou uma carta de apoio ao programa Mais Médicos, porém enfatizou que as duas regiões - as mais carentes de médicos no país - devem ser priorizadas pela iniciativa.

“Nós, no Maranhão, enfrentamos esse problema e temos, com muita dificuldade, que nos virar para contratar médicos”, explica Iolete Soares, secretária municipal de Saúde de Conceição do Lago Açu (MA) e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão.

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, explicou que, a curto prazo, a solução para melhorar o atendimento de saúde da população nas regiões com déficit de médicos é importar profissionais de outros países, como Portugal e Espanha. Ele admitiu que é grande o número de cidades brasileiras sem médicos residentes.

“As regiões Norte e Nordeste são as que mais sofrem com a ausência de médicos e temos conhecimento que mais de 700 municípios não têm médicos morando na localidade”, afirmou Monteiro.

A meta do Ministério da Saúde é alcançar 2,7 médicos por mil moradores, média registrada na Inglaterra. Para isso, disse o secretário, o Brasil precisaria ter hoje mais 168.424 médicos.

Com 30 itens, a Carta de São Luís também defende a mobilização dos municípios para pressionar o Congresso Nacional pela aprovação da destinação de 10% da Receita Corrente Bruta da União para a Saúde. As reivindicações dos secretários foram encaminhadas ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 Fonte:Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário