sexta-feira, 3 de maio de 2013

Seca obriga Chesf a reduzir vazão do São Francisco.


Por conta da longa estiagem e para garantir a segurança hídrica e energética do Nordeste, a partir do dia 4 de maio, este sábado, a vazão do Rio São Francisco será reduzida, ficando abaixo do mínimo de 1.300m3/s.

O Ibama e a Agência Nacional de Águas (ANA) concederam autorização especial, em abril e, no último dia 2 (ontem), em Brasília (DF), em reunião envolvendo entidades que atuam na Bacia do São Francisco, foi autorizado o início da operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pelas usinas hidrelétricas na Região.

Em Sobradinho (BA), a vazão ficará em 1.300 m3/s.

Em Xingó (AL/SE), até o próximo dia 10, a vazão será de 1.200m3/s.

Após essa data, ficará em 1.100m3/s.

O superintendente de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, afirmou que essa é uma medida importante para elevar o nível dos reservatórios, permitindo assegurar o uso múltiplo das águas nos próximos meses, tendo em vista as perspectivas de poucas chuvas.

“A Chesf está informando todos os municípios ribeirinhos e a população, explicando que a decisão dos órgãos foi necessária para permitirmos ter água nos reservatórios da Região que não tem previsão de chuvas nos próximos meses”, explicou.

Os comunicados oficiais da Chesf sobre a redução de vazão estão publicados no Portal Chesf (www.chesf.gov.br), no canal Sistema Chesf, subcanal Gestão dos Recursos Hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário