terça-feira, 14 de maio de 2013

Dilma pede ajuda da Alemanha para investigações da CNV.

















Em encontro com o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, nesta segunda-feira (13), a presidente Dilma Rousseff (PT) pediu acesso a eventuais arquivos alemães que possam beneficiar os trabalhos de investigação da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Dilma e Gauck reuniram-se na capital paulista durante o 31º Encontro Empresarial Brasil-Alemanha, evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Bundesverband der Deutschen Industrie (BDI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que atraiu cerca de 2 mil empresários brasileiros e alemães.

Gauck demonstrou interesse em contribuir para as investigações brasileiras. “Eu fui, ao longo de muitos anos, responsável pelos arquivos da ditadura comunista. Era necessário preservar arquivos que diziam respeito a pessoas inocentes. Quando se trata de preservar o passado, eu sou perito”, disse Gauck.

Outro assunto abordado por Dilma foi a acolhida de dois mil estudantes brasileiros na Alemanha pelo programa Ciência Sem Fronteiras. “É motivo de alegria da minha parte ver um programa do governo que proporciona a jovens a possibilidade de adquirir conhecimentos no exterior. A Alemanha tem pesquisa de ponta e temos uma tendência que tem se intensificado”, disse Gauck.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel também falou durante um painel do encontro. Na ocasião, Pimentel destacou que o Brasil oferece segurança jurídica e proteção ao investidor estrangeiro e comparou a economia dos dois países, classificando-as como complementares.
Enquanto a produção agrícola brasileira se destaca, não apenas por causa das condições climáticas do país, como também pela sua capacidade, a Alemanha tem a economia industrial de ponta, com tecnologia avançada. “Queremos isso para o Brasil”, disse o ministro.
Fonte:Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário