sexta-feira, 10 de maio de 2013

6 LIÇÃO 2 TRI 2013. A INFIDELIDADE CONJUGAL.

TEXTO ÁUREO
O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal faz (Pv 6. 32).
VERDADE PRÁTICA
A infidelidade conjugal traz serias consequências a toda família. Por isso Deus abomina tal pratica.
LEITURA DIÁRIA
Segunda- Mt 19. 6Deus ajuntou - não separe o homem.
Terça- Ef 5. 25-28.Amor e fidelidade à esposa.
Quarta- Ef 5. 22-24.Submissão e fidelidade ao esposo.
Quinta- Ef 6. 11.As astutas ciladas do Diabo.
Sexta- Mt 26. 41 Vigiar e orar.
Sábado- ÊX 20. 14Não adulterarás.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Provérbios 5.1-5; Mateus 5. 27. 28
Provérbios 5.
1 - Filho meu, atende a minha sabedoria; a minha razão inclina o teu ouvido;
2 - para que conserves os meus avisos, e os teus lábios guardem o conhecimento.
3 - Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite;
4 - mas o seu fim e amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios.
5 - Os seus pés descem a morte; os seus passos firmam-se no inferno.
Mateus 5
2 7 - Ouvires que foi dito aos antigos; Não cometeras adultério.
28 - Eu porem, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela,
INTERAÇÃO
Como vai o seu casamento professor (a)? Como vai a sua família? O adultério e um pecado de consequências desproporcionais ao bem-estar da família. Sofre o cônjuge ferido, os filhos e toda a família. Esta certamente, não é vontade divina, por isso, a presente lição, além de entintar aos alunos a respeito do perigo da infidelidade conjugal, é uma ótima oportunidade para todos nós fazermos uma autoanalise. A família é o bem maior que o Senhor nos concedeu. Por isso vale todo o esforço para aperfeiçoar o relacionamento conjugal e a profundar o convívio com a família. Pense nisso!
OBJETIVOS.
Apos esta aula, o aluno devera estar apto a:
Reconhecer que o adultério é um grave pecado.
Elencar as consequências da Infidelidade conjugal.
Pontuar alguns conselhos preventivos contra a infidelidade.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA.
Prezado professor, reproduza o esquema da pagina seguinte na Iousa ou tire copias. Peça aos alunos para escolherem um dos três temas relacionados a fim de discutirem o assunto em grupo. Na sequencia, pergunte ate que ponto estas situações podem comprometer a estabilidade de um relacionamento conjugal. Ouça as respostas e finalize a atividade afirmando que podermos nos relacionar com diversas pessoas, pois, afinal de contas, vivemos nesse mundo, mas devemos conhecer o nosso limite. Ate onde podemos ir e não ir. A nossa mente e coração devem estar guardados no Senhor, pois, a sua Palavra é a nossa bússola.
PALAVRA-CHAVE Infidelidade: Procedimento de infiel, deslealdade, traição, perfídia.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Vivemos num mundo carente de valores éticos e princípios cristãos. Para as pessoas que não seguem os desígnios divinos, a infidelidade conjugal é vista como prática socialmente aceitável. Porém, os mandamentos divinos são eternos. De acordo com a Bíblia, o adultério é e continuará a ser uma ofensa ao próprio Deus. Lamentavelmente, muitos cristãos estão se deixando levar pelas astutas ciladas do Diabo, fazendo da infidelidade conjugal um hábito.
Nesta lição, refletiremos a respeito desse terrível mal que vem infelicitando as famílias.
I - ADULTÉRIO,UM GRAVE PECADO.
1. Conceito e origem da palavra. A palavra adultério vem do latim adulterium, que significa "dormir em cama alheia". Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe (CPAD), é a relação sexual entre uma pessoa casada com outra que não é o seu cônjuge. Tal ato é um pecado gravíssimo perante Deus, sendo condenado tanto no Antigo quanto em o Novo Testamento (Êx. 20.14; Dt. 5.18; Rm. 13.9; Gl 5. 19), E um ato tão grave que no tempo da Lei Mosaica, a pena para o adultério era o apedrejamento (Lv 20.10; Dt. 22.22).
2. É preciso vigiar. A infidelidade conjugal é um processo maligno que tem início na mente. No começo, são apenas alguns pensamentos que surgem de “mansinho". Se estes porém, não forem combatidos, acabam por nos impregnar a alma e o coração, redundando em atos vergonhosos. Tomemos muito cuidado com o que vemos e pensamos (SI 101.3; Fp 4.3). Enfim, vigiemos e oremos constantemente para não cairmos nas astutas ciladas do Diabo (Ef 6.1 I). Jesus exortou-nos a respeito da vigilância e da oração (Mt 25-41). Davi, mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus(l Sm 13.14), não vigiou, ate cometeu um adultério que o arrastou a um homicídio (2 Sm 11). Por isso, vigie.
3. Buscar a presença de Deus e não desprezar o cônjuge. Sem a presença de Deus, o casal torna-se vulnerável ás investidas do Maligno. Todavia, a comunhão diária com o Senhor, por intermédio da oração, da leitura da Bíblia e do jejum, além de fortalecer-nos, ajuda-nos a ter um bom relacionamento com o cônjuge. A presença divina auxilia-nos a suportar as crises. Muitos obreiros, por falta de orientação, acabam dedicando-se excessivamente ao ministério eclesiástico em detrimento da família. O resultado é que a esposa e os filhos deixam de receber atenção e carinho. É bom dedicar-se à Obra de Deus. A família, porém, mão pode ser esquecida, pois ela é o primeiro rebanho do pastor (Tm 3.1-7; 5.8; I Co 7.32-34).
SINOPSE DO TÓPICO (1)
O adultério é um grave pecado. Por isso, o cônjuge deve vigiar, buscar a presença de Deus e jamais desprezar o outro.
II - AS CONSEQUÊNCIAS DA INFIDELIDADE.
1. Afastamento de Deus. A palavra de Deus diz que "os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite" (Pv 5-3), O pecado, a princípio, pode ser até "prazeroso", mas o preço a ser pago é muito alto; não vale a pena; traz sofrimento e muita dor. A imoralidade sexual e a infidelidade destroem a família. Todos no lar são afetados de alguma forma. Alguns minutos de prazer ilícito podem levar um homem, ou uma mulher, para o inferno, para a perdição eterna (1 Co 6.10). Deus é santo e não aceita o pecado. O adultério divide a família, afasia o cônjuge da presença de Deus e impede as bênçãos divinas (ls 59-1,2).
2. Morte espiritual. – O adultério leva à morte espiritual, ás vezes até a morte física. Quando nos afastamos de Deus morremos espiritualmente. A infidelidade conjugal fere as pessoas e destrói a alma (Pv 6.32). Davi arrependeu-se, mas pagou um alto preço pelo seu erro. Se o Senhor não ouve as orações daqueles que tratam mal os cônjuges (I Pe 3,75, imagine como ele reage à infidelidade conjugal (Ml 2.16),
3. Um lar despedaçado. O adultério aflige toda a família. Os filhos, independentemente de sua idade, são sempre os maiores prejudicados . Em geral, ficam decepcionados com os pais e tendem a desconfiar sempre de todos. Alguns filhos acabam, além de carregarem mágoas de seus pais, levando ressentimentos e dor para suas futuras famílias. Seus relacionamentos são afetados. Por isso, Deus abomina a infidelidade, a deslealdade (Ml 2. I5). O marido deve amar a esposa, assim como a esposa precisa amar o marido (Ef 5.22-33). A falta de amor prejudica o casamento e abre brechas á deslealdade. O amor entre os cônjuges deve ser incondicional, assim como o de Cristo pela Igreja. Tal amor é um antidoto contra a deslealdade.
SINOPSE DO TÓPICO (2)
A infidelidade conjugal afasta a pessoa de Deus, mata a espiritualidade e dilacera o lar.
III - CONSELHOS CONTRA A INFIDELIDADE.
1. Fuja das tentações. É preciso ser prudente e evitar o mal. Jesus ensinou os discípulos a terem uma atitude de prudência e sensatez diante das tentações (Mt 10.16; 26.4 1). Ante o perigo, façamos como José. Ele preferiu fugir a pecar contra Deus temendo ao Senhor, rejeitou o pecado. E embora viesse a pagar um alto preço por sua fidelidade, foi honrado por Deus no devido tempo (Gn 39-41). Diante do pecado fuja (I Ts 4 13).
2. Honre o seu cônjuge. Há maridos que se envergonham de suas esposas. O profeta Malaquias advertiu o povo de Deus, para que ninguém fosse "desleal para com a mulher da sua mocidade" {Ml 2. 15). Envelhecer junto á mulher amada é um privilégio, “também há mulheres que, com o passar do tempo, deixam de se interessar e honrar seus maridos. A Bíblia, porém, recomenda a esposa a reverenciar o marido (Ef 5,33). Os muitos afazeres levam algumas mulheres a se esquecerem de seu papel junto ao esposo. Honre seu cônjuge, dando-lhe o apreço e o respeito necessários.
3. Aprecie seu cônjuge. Você aprecia seu cônjuge? Ter apreço significa vê-lo como algo valioso. A Palavra de Deus nos diz que "onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração" (Lc 12 34). Se o seu cônjuge é o seu tesouro, ou seja, uma joia que você protege e zela com carinho e respeito, o adultério não terá vez em sua vida. Há esposas e maridos que cuidam bem da casa, do carro, da conta bancaria, da igreja, mas não tem cuidado nem interesse pelo seu cônjuge. Valorize-o e alegrem-se juntos no Senhor. Não busque jamais beber água de outra cisterna (Pv 5.1 -2 3),
SINOPSE DO TÓPICO (3)
Alguns conselhos contra a infidelidade no matrimônio  fuja das tentações; honre o seu cônjuge e o aprecie.
CONCLUSÃO
Muitas famílias têm sido destruídas por causa da infidelidade conjugal. Para que tenhamos vida conjugal bem sucedida precisamos investir diariamente em nosso relacionamento. É necessário orar, vigiar demonstrar afeto, apreço e investir no dialogo franco e não abrir mão do respeito. Temos de nos conscientizar nos de que a família e o relacionamento conjugal são prioridades. Uma família bem constituída é uma benção para a obra de Deus.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsidia Vida Cristã
"UMA META DE VIDA [...]
[...] Nossa igreja evangélica parece uma comunidade de casamentos sãos. É tão boa na superfície — cursos de extensão, segurança financeira, casas elegantes, igrejas dignas, pessoas bonitas e terapeutas matrimoniais param quando houver uma lombada na estrada. Mas como é que Deus mede nosso casamento? Não é por esses padrões. O casamento de meus pais estava muito longe do maravilhoso pacote evangélico que descrevi. Contudo. havia autenticidade e beleza nas promessas feitas e mantidas por este casal trabalhador que enfrentou o que pareciam probabilidades insuperáveis. O resultado foi uma colheita de graça, e eu sou parte disto.
Kent e eu Somos casados há trinta e oito anos. Temos quatro filhas adultas e dezesseis netos. Juntos tentamos vivenciar as diretivas da Palavra de Deus sobre casamento. Nossas lutas foram muitos diferentes das de meus pais, mas mesmo assim nosso compromisso se fortaleceu, como o de meus pais, num amor profundo e permanente um pelo outro. Nosso compromisso mútuo em viver conforme o plano de Deus para marido e mulher nos capacitou a experimentar uma unidade feliz— algo raro e admirável neste mundo arruinado. (HLJCHES, Barbara. Disciplinas da Mulher Cristã l. ed. Rio de Janeira: CPAD, 2005, p. 150).
INTERNET
Se bem usada, a Internet pode ser um a bênção. Ela proporciona um mundo imenso de novas oportunidades, amizades: e empregos, é um espaço virtual que congrega pessoas de diversas origens e tipos.
AMIZADE PROFISSIONAL
Quando trabalhamos numa empresa conhecemos diferentes pessoas. Naturalmente as afinidades aparecem e estabelecemos permanente comunicação com elas. A amizade profissional é urna consequência direta do nosso trabalho.
RELACIONAMENTO NA IGREJA
Na igreja, local também nos relacionamos com pessoas distintas, No Departamento dos Jovens, na união feminina e outros.. A igreja local ê uma ótima oportunidade de estabelecermos, laços fraternos de amizade com pessoas distintas.
BIBLIOGRÁFIA SUGERIDA
HLCHES, R. Kent. Disciplinas do Homem Cristão. 3.ed. Riu de Janeiro: CPAD, 2004.
HUGHES, Barbara. Disciplinas da Mulher Cristã. 1. ed. Ria de janeiro; CPAD, 2005.
HUGHES. Kent & Barbara. Disciplinas da Família Cristã. I. ed. Rio de Janeiro: CPAD, ZQQ6.
EXERCÍCIOS
1. Defina, de acordo com a lição, a palavra adultério.
R: É a relação sexual entre uma pessoa casada com outra que não é o seu cônjuge.
2. Na Lei Mosaica, qual eira a pena para quem adulterava?
R: O apedrejamento (Lv 20.10; Dt. 22.22).
3. As consequências da infidelidade.
R: Afastamento de Deus, morte espiritual, um lar despedaçado.
4. De acordo com a lição, quais conselhos podem ajudar a evitar a infidelidade?
R: Fuja das tentações, honre o seu cônjuge, aprecie seu cônjuge.
5. Que conselho você daria para alguém que foi infiel para com o seu cônjuge?
R: Resposta pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário